Dedo-apontavoce
O que sou aos olhos do outro – A importância de conectar-se à sua essência
agosto 19, 2016
inconsciente
O Poder do Inconsciente
setembro 2, 2016

O Iniciar de um Tratamento Psicológico

estradapsicologia
Podemos considerar o fato que a psicoterapia ou acompanhamento psicológico não seja necessariamente uma panaceia para todos, mas um momento de profunda reflexão para alguns, que convocados ou atraídos por um chamado profundo, decidem mergulhar na busca de si mesmo.
O despertar pode surgir por meio de sentimentos absolutamente inerentes à natureza humana como tristeza, angústia, medo, rejeição e ansiedade. De certa forma, os mesmos já não se ressignificam por si só, clamando ao indivíduo um mergulho profundo por caminhos antes jamais explorados, não por incompetência, mas por absoluta inacessibilidade por razões das quais a verdadeira essência do Ser habita em esferas profundas do inconsciente maior.
Esse momento também pode ser declarado ou manifestado por meio da apresentação de sintomas físicos mais simples ou severos, desde resfriados recorrentes até quadros de doenças crônicas e auto imunes. Isso ocorre pois o nosso sistema límbico, ou sistema das emoções, permanece traduzindo para o nosso corpo o que não processamos adequadamente na nossa psique, produzindo respostas inerentes ao nosso corpo físico, ou seja; não podemos separar psique de soma ou alma, essência de seu corpo.
Esse novo processo de acessar uma nova percepção de si mesmo requer um encontro favorável entre o profissional e cliente, sendo que a empatia e acolhimento se tornam fatores importantes para o bom desenvolvimento dessa proposta. O psicoterapeuta se tornará durante a caminhada, " um grande companheiro de estrada ", no qual jamais irá definir ou determinar, mas ampliar por meio de profundas investigações advindas da própria psique inconsciente, decisões e escolhas, permitindo que o mesmo ressignifique e se revele com sua própria natureza essencial.
Por fim, dentre muitos fatores, um vínculo que aconteça sob a égide amorosa e calorosa possibilita, que em condições naturais de extrema resistência psicológica, o indivíduo possa ir, nessa confiança, se preparando conscientemente para uma nova escuta, no qual os confrontos, por vezes dolorosos, vão se manifestando em condições favoráveis para a ampliação do seu próprio significado.

Quer receber mais artigos em seu facebook?

Clique ao lado, curta nossa página e receba toda sexta-feira novos artígos, notícias e muito mais.

2 Comentários

  1. Marlene von Seckendorff disse:

    Querida Graça!
    Todos os dias da minha vida, agradeço a Deus, a mim e a você pelo fato de eu ter feito terapia. Foi realmente uma viagem ao mais profundo do meu ser, onde tive que me deparar com o meu lado mais sombrio. Muitas vezes foi dificílimo, doloroso ao extremo, mas tanta dor valeu a pena e hoje me sinto mais forte, madura, equilibrada e sem dúvida, mais feliz comigo mesma.
    Um beijo carinhoso, com muito amor e gratidão, Marlene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *