TOC – TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria

graca-darzi---estresse
AS REAÇÔES AO ESTRESSE – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria
abril 29, 2017
graca-darzi---bipolar
TRANSTORNO BIPOLAR E SUAS CONSIDERAÇÕES – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria
junho 2, 2017

TOC – TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria

graca-darzi-toc
O Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), é uma doença que se manifesta na vida do indivíduo de forma recorrente, chegando até mesmo a se tornar crônica. Assim, a pessoa é invadida por ideias, pensamentos, imagens mentais recorrentes, impulsos incontroláveis, ocasionando grande mal estar e angústia, interferindo de forma negativa nos relacionamentos e na vida pessoal do portador.
Os comportamentos do indivíduo com TOC são desagradavelmente repetitivos, tais como: lavar as mãos excessivamente, repetir os próprios passos( começar e recomeçar novamente), excesso de limpeza e organização, trancar e abrir as fechaduras determinando número de vezes, andar pela rua sem pisar nas rachaduras das calçadas e até hábitos de auto agressão. Todos realizados para diminuir a grande angústia causada pelas obsessões, obedecendo assim rígidas regras, imprimindo à pessoa agir contra sua vontade, podendo ter como propósito evitar que algo ruim possa acontecer.
Na grande maioria das vezes, o sujeito tenta manter em segredo seu transtorno, e possui consciência da falta de sentido das obsessões e compulsões procurando disfarçar até mesmo das pessoas de convívio mais íntimo. O TOC é considerado extremamente incapacitante para os indivíduos atingidos, pois os mesmos chegam a ficar horas em rituais de repetição profundamente improdutivos. A apresentação dos primeiros sintomas aparecem com maior frequência na adolescência e no jovem adulto, sendo muito raro na infância. Qualquer possibilidade de não realização desses rituais, ou mesmo um receio antecipado disso ocorrer, desponta grande ansiedade, uma angústia patológica.
As pessoas que trazem esse transtorno, apresentam extrema e irrefletida rigidez, podendo dessa forma ser um traço de seu caráter. Apresentam concomitantemente, um conjunto de comportamentos e modos de raciocínio que as levam a repetir os mesmos procedimentos, os mesmos hábitos, a mesma forma de raciocinar, e também sempre as mesmas soluções, tudo de forma compulsiva, sempre defendendo com argumentos lógicos seus comportamentos, considerando-os incontestáveis. Com os mesmos procedimentos repetitivos, ainda imaginam poder alcançar resultados diferentes.
Como tal, o TOC é uma neurose, tendo portanto a função de reorganizar a psique. Funciona como uma tentativa de auto-cura, auto regulação, de reestruturar o equilíbrio e a dinâmica do indivíduo. O sintoma se expressa de forma agressiva, exprimindo necessidades de ajuste.
Para a compreensão e ressignificação desses conteúdos inconscientes, a pessoa com o transtorno obsessivo compulsivo precisa passar por um profundo processo de mudanças de pensamentos, comportamentos e hábitos. É necessário um processo árduo e perseverante para desativar a força do complexo atuante, sendo portanto indicado o acompanhamento minucioso e competente de um psicoterapeuta, sendo que em alguns casos, faz-se necessário o acompanhamento temporário medicamentoso.

Atendimento Psícológico

Atendemos adultos, idosos e adolescentes. Para mais informações ligue: 11 3054-9488

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *