Como lidar com a Culpa?

O que será que uma criança está querendo dizer com suas birras?
fevereiro 17, 2020
É hoje que podemos fazer o nosso melhor!
março 11, 2020

Como lidar com a Culpa?

A culpa é um sentimento básico ao indivíduo. Um anseio denso, pesado e tóxico, que pode se manifestar de duas formas: uma é projetando nossos infortúnios em algum bode expiatório, ou é se voltando contra nós mesmos.

Ela aparece em forma de frustração causada pela distância entre o que não fomos e uma imagem criada pelo ego daquilo que achamos que deveríamos ter sido.

Aprisiona o indivíduo, que se mantém voltado para o passado e a um papel de vítima dos outros e das circunstâncias. E ficar preso dessa forma significa nunca progredir, mantendo-se atados a sentimentos de raiva, angústia e vingança, chegando até a depressão.  Nos colocando reféns da culpa, detemos um falso poder que poderíamos ter feito diferente, inabilitando nosso enfrentamento com nossas sombras e consequentemente acolhimento.

Na culpa há uma resistência em aceitar a realidade das coisas e da situação.

Aceitar que vamos falhar e errar, que nada é perfeito. Que bem ou mal podem ser relativos, pois para o inconsciente não há certo e nem errado, mas sim há totalidade. Entender que todas as situações que experimentamos em nossas vidas são aprendizados. Devemos perder o medo do fracasso, pois sem ele não há a vitória. 

Só assim podemos transmutar a culpa aprisionadora em uma experiência de arrependimento que amplie a nossa consciência e nos traga uma ética que transcende princípios externos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
precisa de ajuda?