A MAGIA ENTRE AVÓS E NETOS – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria

graca-darzi--adoecerr
O SINTOMA E O ADOECER – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria
janeiro 27, 2017
relacionamentosfugazes
RELACIONAMENTOS FUGAZES – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria
março 10, 2017

A MAGIA ENTRE AVÓS E NETOS – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria

graca-darzi-psicologoemmoema-avosr
Podemos compreender a família como um processo de passagem entre gerações. Os avós notificam as gerações anteriores, seus antecedentes, o caminhar da cultura e dos costumes.
Nas etapas da vida humana, muitos são os ritos de passagem. A grande oportunidade de tornar-se avô ou avó confere uma experiência existencial de um relacionamento muito especial. Vivenciar o nascimento de um neto é poder constatar uma nova fase no ciclo da vida familiar, com todas as suas implicações e reflexões, permitindo assim que dêem mais um passo em busca da própria evolução. De certa forma, os avós permanecem vivos "para sempre", como heranças deixadas aos seus descendentes.
Assim, os legados transmitidos pelos avós fazem parte da memória familiar e contribuem na formação da identidade para a vida cotidiana da família.
Como outros papéis já vivenciados, para os avós, a transição para essa etapa representa uma grande oportunidade psicológica, espiritual de crescimento e mudança, enquanto para os netos significa poder conviver com suas raízes familiares, já que muitas das memórias e valores da família são transmitidos pelos avós.
A participação dos avós na vida dos netos não deve ser subestimada, pois seu papel continua a ser fundamental, tendo em vista que os mesmos estão ligados não apenas pela genética, mas também em termos afetivos e emocionais.
Nesse novo ciclo, os avós não vivem apenas um novo relacionamento com seus netos, mas a grande possibilidade de poder rever comportamentos anteriores que tiveram com seus filhos. Isso promove uma reavaliação e reestruturação de novos sentidos, ampliando a confiança de que a vida continua, e que podem receber novos significados, mantendo a confiança renovada de que continuam úteis e com muito valor.
Esse processo de transição é caracterizado por profundas transformações psíquicas e de grande importância para o que C.Jung denominou "processo de individuação" ou "tornar-se si mesmo", que nada tem de individualismo. Na verdade é um processo que estimula o indivíduo a criar condições para que cada um desperte o melhor de si e do outro, fazendo-o sair do isolamento e motivando uma convivência mais intensa e abrangente.
Todo o investimento dos avós, seja em tempo, dinheiro ou apoio emocional, gera benefícios mútuos. A presença dos avós na criação das crianças contribui para a evolução e desenvolvimento dos pequenos. É importante distinguir que a autoridade fica por conta dos pais, e caso os avós não concordem com algo, deve ser discutido apenas entre adultos.
Para os avós,a vida com os netos permite o deleite das melhores delícias. As regras na casa dos avós são outras, assim como o ambiente em casa é diferente da escola. A magia da relação com eles permite que netos transcendam o mundo real presente, e circulem no mundo imaginário. O contar de histórias, brincadeiras que acalentam e libertam, as fantasias, as cores, o infinito, o aconchego do colo, as comidinhas gostosas, a cumplicidade.
A convivência com os avós sugere uma relação leve que faz a criança sentir-se plenamente amada, segura e confiante. Relacionamentos bem conduzidos entre avós e netos é precioso para todos, sendo que para além do pai, mãe e irmãos, o vínculo com os avós poderá trazer uma contribuição imensa para o desenvolvimento emocional da criança e a percepção que ela tem de si mesma.
A oportunidade da convivência com os avós conduz em todo nosso coração a imortalidade desses seres tão belos. Avós se tornam os melhores personagens da infância, permanecem como fonte e referência de paz, amor e serenidade na vida adulta, e sem dúvida, a saudade e amor eterno.

Atendimento Psícológico

Atendemos adultos, idosos e adolescentes. Para mais informações ligue: 11 3054-9488

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *