AUTOSSUGESTÃO – INFLUÊNCIA DE UMA IDEIA PERSISTENTE

graca-darzi---meditacao
A BUSCA DA ATENÇÃO PELA MEDITAÇÃO
novembro 3, 2017
graca-darzi---ubuntu
UBUNTU – O AMOR HUMANITÁRIO
dezembro 22, 2017

AUTOSSUGESTÃO – INFLUÊNCIA DE UMA IDEIA PERSISTENTE

graca-darzi-autossugestao
A palavra sugestão vem do latim "suggestione", que significa capacidade ou poder de influenciar. Todo e qualquer posicionamento sugere uma sugestão, seja pelas palavras que se utiliza como expressão, mas também gestos e posturas corporais sendo que todas elas podem ser manifestadas de forma consciente ou não.
O psicólogo e farmacêutico Émile Coué, defendia a ideia da sugestão como o poder de programar nossas ações, pois o inconsciente controla todos os mecanismos do nosso corpo, inclusive aspectos fisiológicos. Dessa forma, Coué desenvolveu um método que visava compreender a maneira pela qual as sugestões refletiam-se nos indivíduos. O objetivo desse método era estimular a parte psíquica inconsciente, pela autossugestão consciente. Ele recomendava que algo desejado deveria ser sugerido, falado e repetido de forma clara no intuito que o inconsciente buscasse por ele mesmo o resultado.
Segundo essa visão, a repetição de imagens e palavras, por diversas vezes, faria com que o inconsciente se infiltrasse das mesmas, contribuindo para o reconhecimento e alcance do estado desejado. Compreendia que qualquer ideia, pensamento positivo ou negativo já existia como verdade inicial no mundo das possibilidades e se a cura fosse uma ideia a ser pensada, ela já existia como realidade a ser desenvolvida. A sugestão para Émile Coué era o início de uma transformação. Porém observava pontos importantes para esse processo, enfatizando o que primeiramente considerou como a "atenção concentrada ", ou seja; estar focado, considerando algo como possível, mesmo que isso seja longe de ser real para a mente objetiva consciente. Isso por si só não transforma o pensamento em realidade, mesmo assim já estará criando possibilidades para que tome forma, facilitando a manifestação.
Ele observava ainda que o indivíduo, apesar de ter uma grande força de vontade pela consciência em vencer obstáculos, a cura ou a conquista de algo desejado não se dava unicamente por isso, se o inconsciente não estivesse em ressonância com o desejo consciente. Ele considerou como "a lei da ação reversa ", sendo que a emoção, o sentimento é o determinante da manifestação.
Para ele, quando o indivíduo insiste em alcançar algo única e exclusivamente pela consciência, mesmo com toda força de vontade, corre o risco de sofrer o efeito reverso se essa sugestão não estiver de acordo com a imaginação, correndo o risco inclusive de obter exatamente o contrário. Para ele, a imaginação, o inconsciente, a sugestão de sentimentos favoráveis irá sempre prevalecer em relação a força de vontade. Se os indivíduos estiverem alinhados, a materialização do desejo será possível.
Por último, considerou "a lei do sentimento dominante ", acreditando que é no inconsciente que temos a parte de nossa mente mergulhada nas emoções, afirmando que uma emoção mais forte, mais poderosa vai prevalecer sempre como centro norteador para a vida de um indivíduo. Podemos viver diversas situações maravilhosas, mas se uma situação emocionalmente for mais relevante, ela se sobressairá como principal diante de todas as outras. Quanto maior a imaginação for capaz de prevalecer, impulsionando o sentir de forma favorável, mais dominante será essa emoção em relação a todos os acontecimentos presentes, pois nossa vida é a materialização dos nossos sentimentos.
A máxima de Émile Coué ficou conhecida pelo mantra da repetição: "TODOS OS DIAS, SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA, EU VOU CADA VEZ MELHOR ". Na letra de sua música "Beautiful Boy", John Lennon inclui esse mantra de Émile Coué.

Atendimento Psícológico

Atendemos adultos, idosos e adolescentes. Para mais informações ligue: 11 3054-9488

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *