O ADOECER E O SEU SIGNIFICADO – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria

graca-darzi---bipolar
TRANSTORNO BIPOLAR E SUAS CONSIDERAÇÕES – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria
junho 2, 2017
graca-darzi-burnout
A SÍNDROME DE BURNOUT – O ÁPICE DA EXAUSTÃO – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria
julho 1, 2017

O ADOECER E O SEU SIGNIFICADO – Graça Braga Darzi – Consultório de Psicologia e Psiquiatria

graca-darzi---autoconhecimento
O adoecimento é a expressão reveladora de que algo não anda bem na vida do indivíduo. Dessa forma, com uma visão integral do ser humano, a psicologia analítica ou psicologia profunda de C.G Jung considera o homem em todas as suas dimensões física, amorosa, familiar, social, profissional e espiritual. Quando o homem rompe com o fluxo dessa inteireza ou se unilateraliza em uma dessas áreas, ele adoece, revelando sintomas por vezes violentos.
O sintoma é onde a doença se expressa. Por trás do sintoma, sempre há uma doença. A manifestação desse sintoma pode revelar-se, por exemplo no físico, no qual o indivíduo faz uma gastrite, uma psoríase, reumatismo, câncer. Pode também aparecer de forma comportamental, no qual a pessoa pode revelar descuidos constantes, tombos frequentes, exposição à acidentes. Esse sintoma pode ser relacional, sendo que não se consegue manter uma relação consistente, criando situações constantes de crise, no qual de fato atrai e é atraído para situações que justifiquem a sua dificuldade. Pode ser profissional, revelando perdas excessivas, espiritual questionando sentido e significado da vida. A partir do momento em que o indivíduo perde a autoconsciência, ele está no automático, ficando suscetível as tragédias sintomáticas.
Dentro dos estudos e aprofundamentos da psiconeuroendocrinologia, toda questão psíquica interfere na parte neurológica, endócrina e imunológica do ser, revelando que se o indivíduo está em um estado de raiva, recapitulando permanentemente o mesmo estado, reproduzirá uma condição neurológica, hormonal e glandular específica.
Nesse estado, o corpo produzirá uma diminuição do sistema autoimune, no qual o mesmo voltado para o mundo externo não estará fazendo a varredura necessária, deixando de detectar assim as células aberrantes, células de genética alterada, nocivas, diferentes da totalidade biológica e genética do indivíduo. Essa varredura do sistema imunológico é um processo natural feito por conta da morte e renascimento das células. Quando a pessoa restabelece sua condição emocional, lidando com as emoções como raiva, medo, mágoa, ressentimento, culpa, restabelece seu sistema autoimune, favorecendo seu trabalho de varredura e proteção do corpo.
Apesar de extremamente doloroso, o sintoma é uma grande abertura, trazendo oportunidades de transformação para o indivíduo. É o inconsciente tentando se comunicar, impulsionando o ser para se autoconhecer e se ressignificar. É um grande desperdício eliminar o sintoma se não buscar reconhecer qual é a ferida que está mal trabalhada, ou segundo Jung, qual é o complexo patológico que está atuante por trás de cada sintoma, seja ele manifesto em qualquer área da vida. Portanto é fundamental entender qual a mensagem que este sintoma está trazendo, e o que fazer a partir disso.
Contudo, isso não significa que uma pessoa doente deva sofrer sem ajuda de intervenções medicamentosas ou até cirúrgicas. Porém associar ao tratamento a possibilidade de autoconhecimento, de entendimento, que existe algo pelo qual o inconsciente necessita se expressar, é o exercício da reconexão com a totalidade do si mesmo.

Atendimento Psícológico

Atendemos adultos, idosos e adolescentes. Para mais informações ligue: 11 3054-9488

1 Comentário

  1. ADRIANA disse:

    POR GENTILEZA, LI O ADOECER E SEU SIGNIFICADO, PODERIA ME DIZER SOBRE AS CRIANÇAS E AS DOENÇAS DENTRO DESSA IDÉIA COLOCADA NO TEXTO?
    GRATA, ADRIANA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *