Quando abro (ou fecho) meu coração

mergulho_inconsciente_mulher
Sobre Sermos Mulheres
setembro 23, 2016
pensamentoseemocoes
Pensamentos e Sentimentos
outubro 7, 2016

Quando abro (ou fecho) meu coração

chavecoracao
É a partir do coração que o sangue circula por todo o nosso corpo, onde acontecem as trocas de dar oxigênio e receber o gás carbônico que retornará então aos pulmões por meio das veias. Dessa forma, o coração não trabalha sozinho. Está numa relação direta com o sistema circulatório e de mãos dadas com o cérebro. O coração e o cérebro são os maiores consumidores de oxigênio.
Quando passamos por dores emocionais e sociais, as mesmas estruturas do cérebro são ativadas, não havendo diferença, portanto, entre dores físicas e emocionais. Isso quer dizer que o coração mantém estreita relação com o cérebro, o que gera uma equilíbrio perfeito para todos nós.
Além de um órgão físico, o coração também é um órgão simbólico, pois está irrigado de emoções. Assim, falamos que nosso coração não cabe dentro do peito, que dói quando presenciamos maldades, que parece que vai sair pela boca, que estou com o coração na mão, que fulano tem o coração na barriga, ou seja; que tem forças para enfrentar as adversidades.
O coração torna-se então responsável pelo equilíbrio do nosso corpo físico com o corpo social, simbolizando todo o nosso esforço, envolvimento e determinação em tudo que fazemos.
Esse envolvimento extraordinário convoca o amor maior e sobretudo a força, sabedoria, a transparência, a verdade. É a força que pulsa o sangue e faz circular a vida no corpo. Sentimentos e emoções alteram o seu ritmo normal, portanto é lá que ficam guardadas todas as emoções.
O coração é o primeiro órgão a ser pulsado após a fecundação, e continua vibrando continuamente enquanto os outros órgãos trabalham em silêncio. Sabiamente, também é o ultimo a parar de funcionar.
Em sua expressão maior, o coração nos leva a refletir sobre a necessidade de dar e receber amor. Também reconhecer medos, mágoas, ressentimentos, ódios que poderei estar nutrindo em detrimento do amor, da compaixão e do perdão, e onde encontro-me prisioneiro de mim mesmo, da falta de amor pela vida e alegria de viver.
Assim, como o coração leva alimentos materiais para cada célula do corpo, também leva emoções negativas. E como mencionou Pascal " O coração tem razões que a própria razão desconhece ".

Atendimento Psicológico

Atendemos adultos, idosos e adolescentes. Para mais informações ligue: 11 3054-9488

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *