UBUNTU – O AMOR HUMANITÁRIO

graca-darzi-autossugestao
AUTOSSUGESTÃO – INFLUÊNCIA DE UMA IDEIA PERSISTENTE
novembro 18, 2017
graca-darzi---layout-novo---as-cinco-emoções
AS CINCO EMOÇÕES VITAIS DO SER HUMANO
janeiro 5, 2018

UBUNTU – O AMOR HUMANITÁRIO

graca-darzi---ubuntu
Percebemos claramente que muitas das soluções da vida prática, com certeza dependem de nós, do nosso equilíbrio e do nosso empenho para que tudo chegue a um bom termo, sem contudo desconsiderar a paciência e a resignação, dentro do tempo certo que cada coisa necessita.
Somos seres agregados, em constante evolução, com necessidades de troca para nosso autoconhecimento e portanto auto cura. Contudo, o modo de vida tão comum em nossa sociedade atual exprime um profundo narcisismo e individualismo, no qual um grupo ou uma coleção de indivíduos solitários, exerce constantemente a competitividade sem considerar a cooperação.
Não é possível sermos felizes sozinhos, não nascemos sozinhos, não amamos sozinhos. Somos seres únicos porém projetados para vivermos coletivamente. Assim, UBUNTU é uma palavra, uma filosofia antiga Africana que significa " sou quem sou porque somos todos nós ". Uma pessoa com essa filosofia, tem consciência que é afetada quando um semelhante seu é afetado, que necessita dos outros para ser ela mesma. Carrega em seu coração significados humanísticos como solidariedade, acolhimento, cooperação, generosidade, sempre trabalhando para o bem estar de todos.
Nelson Mandela observou: " UBUNTU é respeito, cortesia, compartilhamento, comunidade, generosidade, confiança, desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de UBUNTU. Não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver sua comunidade, permitindo que ela melhore ".
Para o arcebispo anglicano Desmond Tutu " uma pessoa com UBUNTU está aberta e disponível para as outras, apoia as outras, não se sente ameaçada quando outras pessoas são capazes e boas, com base em uma autoconfiança que vem do conhecimento de que ele ou ela pertence a algo maior que é diminuído quando outras pessoas são humilhadas ou diminuídas, quando são torturadas ou oprimidas".
Como tal, percebemos que UBUNTU é uma alternativa para a convivência social, embasada em uma filosofia humanista que tem como base o altruísmo, a fraternidade e colaboração entre os seres humanos. É a síntese de um provérbio da África do Sul que diz " uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas ".
Entendemos assim, que a humanidade de uma pessoa é definida por meio de sua disponibilidade, apoio e dignidade para com os outros. Se dispor a enxergar o outro com o coração é entrar em contato com nossa sombra que estará alí a espera de acolhimento, conexão, gerando vínculos de amizade, afeto, compaixão, compreensão, calor humano, partilha, respeito, cuidado, ou simplesmente amor!

Atendimento Psicológico

Atendemos adultos, idosos e adolescentes. Para mais informações ligue: 11 3054-9488

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *